11/08/2021

Diretoria da APRECESP é recebida pelo Ministro do Turismo em Brasília

Prefeitos também estiveram reunidos com o Secretario Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e o secretário especial de Assuntos Federativos do Palácio do Planalto

A diretoria da Associação das 70 Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo - APRECESP realizou diversas reuniões técnicas, no dia 11/08, em Brasília. 

Direito dos Idosos - Pela manhã, o presidente da entidade, Marquinho Oliveira (prefeito de Morungaba) e o 2° vice-presidente, Lê Braga (São José do Barreiro), foram recebidos pelo Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa. Na pauta com o órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, os programas federais de proteção, capacitação, esporte e lazer para idosos nos municípios. FOTOS DO ENCONTRO 

Retomada do Turismo - Em seguida, uma comitiva da APRECESP, acompanhada pelo deputado federal, Herculano Passos, foi recebida pelo ministro do Turismo, Gilson Machado e Bob Santos, Secretário Nacional de Integração Interinstitucional, quando foram apresentados os programas de fomento, capacitação e promoção turística desenvolvidos pela pasta. 
Faremos o que for necessário para auxiliar os municípios na retomada do turismo, principalmente no Estado de São Paulo que tem uma vocação turística enorme, boa infraestrutura de estradas e aeroportos. Recebemos os pleitos das prefeituras estâncias e vamos dar celeridade na recuperação do turismo na região”, afirmou o ministro Gilson Machado. 
Apresentados todos os programas do ministério voltados aos municípios turísticos. Com o avanço da vacinação, hoje temos 50% da população vacinada com a 1a dose, nossa expectativa é de forte crescimento do turismo até o final deste ano, gerando forte impacto na economia  dos municípios” reforçou Bob Santos.

Parceria institucional - Na ocasião, a diretoria da entidade apresentou ao ministro uma proposta de termo de parceria com o Ministério para a retomada dos programas de desenvolvimento do turismo nas estâncias. Dentre os principais pontos, destacam-se: 
a) O Programa de Retomada do Turismo seja implementado nas 70 estâncias paulistas através de parcerias com o Sistema “S” e instituições acadêmicas; 
b) O Programa de Regionalização do Turismo seja incrementado e devidamente aplicado, assim como, o Mapa do Turismo Brasileiro e a Categorização dos Municípios, visando desencadear um processo de desenvolvimento regional estruturado;
c) O Cadastur seja reconhecido como uma ferramenta essencial a ser adotada pelos prestadores de serviços de acordo com a Lei Geral do Turismo (Lei nº 11.771/2008). 
Nosso objetivo é somar esforços com o Ministério do Turismo para preservar empregos e empresas do setor de turismo tão afetados pela pandemia, para melhorar a infraestrutura e a qualificação do receptivo turístico nas 70 estâncias paulistas” explica Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP. 

A comitiva da APRECESP foi formada pelos prefeitos Tiago Rodrigues Cervantes (Itanhaém), Alexandre de Siqueira Braga (São José do Barreiro), Leandro Correa (Brotas), Marcio Melo Gomes (Mongaguá), Daniel Viana Melo (Nuporanga), Fernando Henrique Capato (Holambra), Edvard Colombo (Ibirá), Caio Kanji Pardo Aoqui (Tupã), Carlos Alberto Martins (Amparo), Flavio Ferminio Euflauzino (Campos Novos Paulista) e Luciano Francisco de Godoi Lopes (Lindóia). 
Pelos vice-prefeitos Amauri Sodré da Silva (Bragança Paulista), Luís Claudio Silveira Perciani (Lindóia), Miguel Renato Esperança (Holambra) e Rafael Luiz Redo Garcia (Mongaguá). 
Além dos secretários municipais de turismo de Amparo, Paulo Roberto Fernandes da Silva, de Brotas, Fabio Pontes, de Campos Novos Paulista, José Renato Correa, de Bragança Paulista, Vanessa Nogueira, e de Mongaguá, Maria Paula Pereira Koukdjian. 
“Essa união da associação é fundamental para a retomada do turismo, todos os municípios estão se preparando, mas sabemos da nossa realidade e das dificuldades. Tudo que pudermos implementar em nossas cidades para contribuir para uma retomada segura é importante” comemora Marcio Cabeça, prefeito de Mongaguá.
Para o prefeito Lê Braga “as reuniões foram muito produtivas para garantir um melhor planejamento da retomada do turismo em nossas cidades”. FOTOS DO ENCONTRO

Palácio do Planalto - No final do dia, os prefeitos estiveram em reunião com Flavio Adalberto Ramos Giussani,  Secretário Especial de Assuntos Federativos, no Palácio do Planalto, quando foi apresentado o programa “Agenda Prefeito + Brasil”. FOTOS DO ENCONTRO
Essa secretaria é a ‘casa’ de vocês (prefeitos), estamos aqui para agilizar todos os pleitos junto aos órgãos do governo federal para que os recursos e benefícios cheguem mais rapidamente aos municípios. Também temos diversos programas de especialização por meio convênios com institutos federais de ensino”, afirmou o secretário Flavio Adalberto. 
Agradeço ao ministro, secretários e técnicos que nos receberam, ao deputado Herculano,por essa agenda produtiva. Nossa luta diária é para que a APRECESP seja reconhecida e possamos trazer mais recursos, qualificações e conquistas às 70 estâncias e juntos impulsionarmos o turismo em nosso Estado”, destaca Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP.

CONFIRA O VÍDEO