27/04/2021

Jornal do Interior: Estâncias paulistas compartilham boas práticas no enfrentamento da pandemia

APRECESP participa de plataforma digital lançada pela SETUR-SP 
 
A Associação das Prefeituras Estância do Estado de São PauloAPRECESP, entidade que reúne 70 estâncias paulistas, é parceira da nova plataforma eletrônica colaborativa de boas práticas da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR-SP)  para compor um catálogo de experiências bem-sucedidas que possam ser replicadas por gestores públicos em todo o estado para enfrentar a crise imposta pela pandemia. 
 
Até meados de abril, 56 estâncias paulistas já haviam cadastrado suas boas práticas na plataforma. No geral, as medidas adotadas se concentraram nas seguintes vertentes: 
 
Tributos Municipais - Isenção, parcelamento e prorrogação de impostos e taxas municipais; Prorrogação no pagamento de aluguéis de concessionários à prefeitura.
Medidas Emergenciais - Auxílio financeiro aos trabalhadores afetados; Não suspensão no fornecimento de gás, água e eletricidade em caso de inadimplência; Distribuição de cestas básicas.
Estímulo ao Crédito -  Programas de crédito municipal para micro, pequenas e médias empresas.
Realização de Obras - Realização de obras para melhoria ou criação de novos atrativos turísticos.
Capacitação - Visitas aos estabelecimentos do trade de turismo para o inventário, organização, regulamentação e ordenamento da atividade turística para criação de novos roteiros do mapa turístico; Cursos e Treinamentos virtuais de capacitação profissional e de protocolos de saúde.  
Marketing Digital - Produção de eventos virtuais (Música, Gastronomia, Teatro); Lançamento de sites e redes sociais de Turismo; Divulgação dos setores de serviços e comércio locais. 
 
A plataforma da Secretaria de Turismo representa uma união de esforços para superarmos a crise na saúde pública e os seus impactos sociais e econômicos nos municípios, pois traz um conjunto de iniciativas bem-sucedidas que já foram testadas e aprovadas nos municípios. Todos os municípios aprenderam e têm muito a contribuir para a retomada gradual e segura das atividades turísticas”, destaca Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP. 
 
Depoimento Marquinho Oliveira (vídeo) - ASSISTA
 
ACESSE a Plataforma de Boas Práticas da Setur-SP
 
UNIDOS PELA VACINA - As 70 estâncias paulistas disseram o que precisam para a vacinar a população e, agora, o UNIDOS PELA VACINA vai começar a conectá-las às prefeituras às empresas doadoras.