30/03/2021

SP lança programa Artesanato Local para capacitar artesãos e fomentar turismo

Iniciativa é realizada entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo para incentivar o artesanato paulista
 
As Secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Turismo assinaram na segunda-feira (29) o termo de cooperação técnica para a implantação do Programa Artesanato Local, por meio da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) e da Coordenadoria de Turismo (Cotur). A cerimônia virtual teve a presença de representantes dos artesãos e entidades do segmento.
 
Vamos continuar trabalhando juntos, porque os artesãos são exemplo de resiliência e empreendedorismo, não somente na retomada econômica e na geração de renda, mas, principalmente, na preservação do patrimônio cultural do nosso estado”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
 
O objetivo do programa é fazer com que o artesanato paulista, nas suas mais diversas expressões, faça parte da experiência dos turistas que viajam motivados pelos mais diversos interesses — negócios e eventos, aventura e ecoturismo, história e cultura, sol e praia, rural etc — fomentando e associando o artesanato ao produto turístico local.
 
O artesanato é uma das manifestações mais autênticas das boas lembranças de uma viagem. Em que pese ter uma função, de uso ou decorativa, é principalmente uma maneira manter aquela boa experiência sempre presente”, comentou Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo. “Pelo lado do artista, gera empregos, distribui renda e preserva os saberes locais”.
 
A iniciativa visa tornar o artesanato associado ao turismo, estimulando a economia, preservando e desenvolvendo a cultura local. Dessa forma, as peças terão sempre relação com as regiões turísticas.
 
Neste primeiro momento, por conta da pandemia, serão realizados workshops e encontros virtuais com experiências e capacitações para incrementar a venda das peças e como atrair o turista para o destino.
 
As regiões turísticas também receberão informações sobre como incentivar os artesãos locais a se cadastrarem na Sutaco e no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) para dar mais visibilidade às produções.
 
Ações do programa
– Integrar o público da Sutaco (artesãos, associações, comunidades tradicionais e agentes de cooperação) com os profissionais de Turismo nas 49 Regiões Turísticas do estado;
 
– Capacitação dos profissionais de Turismo das regiões sobre como incentivar os artesãos locais a darem mais visibilidade ao seu trabalho, tornando o artesanato um atrativo turístico;
 
– Oferecer oficinas de presença digital para guias turísticos e artesãos, capacitando-os a promover seus trabalhos nos meios digitais e redes sociais;
 
– Participação da Sutaco em feiras, eventos e ações de divulgação e promoção do turismo desenvolvidas pela Secretaria de Turismo, e vice-versa;
 
– As ações conjuntas visam a disseminação e preservação da cultura paulista, assim como movimentar economicamente as Regiões Turísticas do Estado.
 
FONTE: PORTAL R3